terça-feira, 25 de agosto de 2015

Bifes de seitan "à Mafalda"

Fui a casa de uma amiga e ela fez uma refeição divinal. Uns bifes de seitan de comer e chorar por mais. Deixo-vos a receita para que possam experimentar. É tão fácil que nem acreditam.

Ingredientes:
  • 250gr de seitan;
  • 1 folha de louro;
  • Pasta de alho q.b;
  • 200ml vinho tinto;



Preparação:

Cortem o naco em fatias:



Espalhem massa de alho em cada fatia:



Coloquem as fatias num recipiente mais a folha de louro ( aconselho um recipiente mais largo do que aquele que usei para que o tempero seja absorvido por igual por todas todas as fatias):



Deitem o vinho e deixem marinar. Quanto mais tempo, mais temperado fica. No meu caso ficou cerca de 3h. De quando em vez virava-os por causa da disposição no recipiente que não permitia uma marinada por igual:



Deitem um fio de azeite numa frigideira, quando o azeite estiver quente disponham as fatias e fritem em lume médio até ganharem cor.






Espero que gostem :)
Alguma dúvida é só perguntar. 



quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Conservar ervas aromáticas

Num mundo ideal poderíamos comprar ervas aromáticas na quantidade que nos desse jeito. Infelizmente, estas só são vendidas em molhos. Quando só vamos usar numa ou duas receitas, o molho que sobra dura muito pouco tempo e acaba por ir para o lixo... Se há coisa de que não gosto e que me "dá alergia" é o desperdício. Assim, após experimentar alguns métodos, optei pela solução de as congelar em azeite. Fácil e resulta!

Picam-se as ervas e colocam-se numa cuvete de gelo, acabando de encher com azeite:



Vão ao congelador até solidificar e ficam com este aspecto:


Basta tirar da cuvete, guardar os cubos num saco próprio e estão prontos para aguardar no congelador pela vossa próxima receita! 




Se souber que as vou usar dentro de poucos dias, não vale a pena congelá-las. O que faço nessas alturas é colocar o molho num copo com água e deixo na porta do frigorífico: 


Duram bastante mais tempo do que se ficassem apenas com água. 

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

NUC - Um pequeno grande computador - "Unboxing"

O computador fixo que usava já me andava a dar cabo da paciência. Lento, barulhento... e barulhento. Senti uma certa urgência em encontrar outra solução tendo como ponto de partida o silêncio e o tamanho que tinha de ser pequeno para ocupar menos espaço.

Apresento-vos o NUC5i3RYH da Intel. Simplesmente é "o" computador.  É mais pequeno que uma caixa de cd´s, silencioso, rápido... genial. 



O preço é (em 2 de Agosto de 2015) 329,90€. Este PC é um barebone ou um PC quase completo. Conforme diz na caixa basta juntar memória, disco e o sistema operativo ao gosto de cada um. De certa forma é o mesmo que fazer um bolo de pacote em que basta juntar os ovos, misturar e pôr no forno: Temos a satisfação de ter um bom computador feito por nós sem ter metade do trabalho. ;)

Da minha experiência pessoal só tenho a dizer que é extremamente silencioso, a um ponto que desconfiamos se está ligado caso o monitor esteja desligado. É preciso apertar muito com ele para que se torne audível e mesmo assim é preciso que a sala esteja em total sileêncio.

O tamanho é de facto mínimo. Há um ainda mais estreito mas optei por este pois dá-me a flexibilidade de ter dois discos e assim ter o melhor de dois mundos. Tenho um SSD M.2 (super-rápido, mas dispendioso) com o sistema operativo e programas (onde a velocidade é o mais importante) e um disco tradicional de 2.5" (mais lento, mas grande e barato) para tudo o que precisa de espaço mas onde a velocidade é de importância secundária (fotos, músicas, vídeos). Como optei por ter o computador montado na parte de trás do ecrã, o centímetro e meio a mais não me prejudica. 

Velocidade... Antes ligava o PC à corrente e ia beber um café ou assim enquanto esperava que ele arrancasse e estivesse operacional.. agora? Fica a postos em meros segundos. Em funcionamento é extraordinário, não se espera nada para que as páginas, pastas, novo hardware fiquem disponíveis para usar. Passar fotos, ficheiros... sem quase nenhum tempo de espera.
O wifi (integrado de origem, sem antenas exteriores) é muito melhor que o do antigo: Antes não conseguia ter mais do que 3 Mbps no SpeedTest.net e agora tenho cerca de 80!




Aqui têm o rapazola fora da caixa:

    

Conforme vos disse só precisam adquirir à parte memórias e disco :


Tem a capacidade para ter dois monitores a funcionar simultaneamente, o que me dá muito jeito pois também trabalho melhor com mais espaço. 

Por ser tão pequeno, silencioso e suportar Ultra-Alta Definição 4K é também uma excelente opção para Home Theater PC

Só posso dizer que estou super satisfeita e que neste momento já não faz sentido nenhum uma torre, um desktop pc...


Resultado final: 


Se tiverem alguma dúvida ou questão deixem um comentário :)