terça-feira, 22 de abril de 2014

Moussaka de Lentilhas - Bimby

Gosto muito de comida vegetariana e tenho vindo a evitar e quase extinguir o consumo de carne e leite de vaca da minha alimentação. Por motivos de saúde e também de convicção pessoal derivado à forma como os animais são tratados e mortos. Portanto, deixo-vos esta receita muito, mas mesmo muito deliciosa de moussaka! Espero que gostem tanto como eu. 


Receita de Moussaka de Lentilhas - Preparação com uso de uma Bimby


  • 1 saco de queijo da ilha ralado (uso marca continente) ou qualquer outro queijo do vosso gosto.
  • 25g de azeite
  • 1 cebola grande, cortada ao meio (200gr)
  • 3 dentes de alho
  • 1 pimento verde ou encarnado, cortado em pedaços (150 g)
  • 300g de tomate pelado em lata
  • 1 Beringela grande (400gr)
  • 200g lentilhas encarnadas ou verdes (tanto faz)
  • 100g vinho tinto
  • 1 c. sopa orégãos
  • 1 c. chá de gengibre em pó
  • 2 c. chá de sal
  • 1/2 c. chá de pimenta
  • 40g manteiga, mais q.b.
  • 500g leite
  • 40g farinha


2 passos simples antes de começar:

Coloquem as lentilhas num recipiente com água, cerca de 2 horas antes, para que estas inchem e fiquem macias na hora de comer.

Cortem a beringela longitudinalmente (1 cm) e coloquem-na em água com sal e deixem-na ficar assim de molho durante 20 a 30 minutos para que esta liberte o gosto amargo.

No copo da Bimby deitem o azeite, a cebola, os alhos e o pimento e piquem durante 5 segundos, Velocidade 5.


Adicionem o tomate, piquem por 2 segundos, Velocidade 5 e programem 8 minutos/100º/ Vel.1

Tirem as fatias de beringela da água com sal, escorram bem e coloquem-nas na Varoma ao longo da parede do recipiente para que assim os furos fiquem livres para o vapor circular convenientemente.

Juntem as lentilhas (bem escorridas), o vinho tinto, os oregãos, o gengibre, o sal e a pimenta no copo. Coloquem a varoma sobre este e programem 20 min/Varoma/ velocidade colher inversa. Provem o preparado do copo e vejam se está bem apaladado. No entanto lembrem-se que ainda vão juntar o queijo da ilha que irá adicionar um sabor forte.

Num pirex de ir à mesa, previamente untado, disponham as fatias de beringela e por cima deitem a mistura de lentilhas.

Sem lavar o copo, introduzam a manteiga, o leite e a farinha. Programem 8 minutos, a 90º, Velocidade 4.

Incorporem no molho parte do queijo ralado e misturem 5 seg/vel 4. Provem e vejam se precisa de mais queijo e repitam o processo até estar ao vosso gosto.

Cubram a camada de lentilhas com o molho e polvilhem com o queijo.

Levem a moussaka ao forno pré-aquecido a 200º durante 30 minutos.


Espero que gostem. Bom apetite!




segunda-feira, 14 de abril de 2014

Onde transplantar um Bonsai

Acabei de chegar dos Bonsais de Campolide - Horto do Campo Grande. O meu Bonsai Carmona ficou lá 7 dias para o transplante e ficou lindo :). Paguei 9€ pelo serviço de transplante e pelo saco de terra. O vaso já tinha, porque comprei em 2a mão no olx, saíu muito mais em conta. Explicaram-me muito bem como cuidar dele de hoje em diante e mostraram-se disponíveis para em caso de dúvidas, telefonar a perguntar em vez de me enganar. Foi-me entregue numa caixa com uma folha com as instruções de cuidados, com os fertilizantes que comprei pois não tinha e o vaso antigo. Na foto a minha gatinha linda - a Joaninha!


sexta-feira, 11 de abril de 2014

Como poupar gás a cozer esparguete


Quer estejamos em crise ou em época de abundância devemos sempre poupar e não esbanjar recursos.
Sabia que se pode cozer esparguete gastando muito pouco gás e fica al dente?!
Aqueça a água num fervedor - É muito mais rápido que aguardar que a água ferva na panela.
Na panela coloque o sal e o azeite a gosto. Quando a água estiver fervida, despeje para a panela e ligue o gás. Quando voltar a ferver junte o esparguete (ou qualquer outra massa - embora o tempo irá variar) e deixe ferver novamente. Logo que isso acontece, tape a panela e feche o gás! É isso mesmo, desliga o bico do fogão. 
Aguarde 10 minutos com a tampa fechada. Após 10 minutos, levante a tampa e com um garfo solte o esparguete e volte a tapar por mais 5 minutos. Ao fim desse tempo, prove para verificar a cozedura. Se estiver do seu agrado é só despejar a água e servir, se não, deixe mais tempo até ficar no ponto que gosta. O esparguete fica muito soltinho, cozido e gastando muito pouco gás. 
Bom apetite!