terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Batatas Hasselback



Estas batatas simplesmente "não existem"! São de comer e chorar por mais!
Ingredientes:
  • Batatas para assar (o número que desejarem)
  • Alho (laminado) q.b
  • Sal q.b
  • Manteiga q.b
  • folhas de louro q.b
  • Azeite q.b

Preparação:

Lavem as batatas e façam fatias finas sem deixar chegar a faca ao fim - o aspecto final é como se fosse de um acordeão.  Podem colocá-las em cima de uma colher de sopa para evitar o corte ao meio e arruinar o objectivo final.
Para garantir que assam bem, podem colocá-las 5 minutos em água a ferver mas coloquem-nas com delicadeza para que não se partam. (Não cortem depois desses 5 minutos em água a ferver pois podem queimar as mãos ;) ) 

Disponham as vossas batatas num pirex que vá ao forno e, nas fatias das batatas vamos colocar o tempero que vai dar toda a graça. Barrem a manteiga nas fatias, coloquem o alho entre as mesmas, a folha de louro e deitem sal por cima de todas. A quantidade destes temperos só depende do vosso gosto.
Para reduzir um pouco a ingestão de calorias não barrei manteiga nas fatias todas. Coloquei duas a três fatias de alho por batata e uma folha de louro em cada uma. Sal, deitei uma colher de chá e o azeite suficiente para ficarem todas regadas.

Uma vez preparadas, vão ao forno a 190º (circulação de ar) por 40 minutos. Têm de ir dando uma espreitadela para que não fiquem muito secas e nesse caso têm de regá-las com o molho que se vai formando na assadeira. Ao fim dos 40 minutos, aumentem a temperatura para 230º e deixem ficar mais 5 minutos. Estão prontas as vossas batatas para acompanharem com o que quiserem. Espero que experimentem e que gostem. 


sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

FURminator




Em conversa com uma amiga, contou-me que adquiriu online um pente “xpto” chamado “Furminator”, que só o nome já é de rir, que era um bocado carote mas na verdade deixou de aspirar a casa três vezes por semana e passou a uma.
Muitos acessórios para os nossos amigos de quatro patas são um real engano: caros e inúteis. Vezes a mais gastamos o dinheiro e obtemos 0 beneficio.

Fiquei a pensar no que a minha amiga contou... a mascote do blogue tem pêlo comprido, também tenho de aspirar a casa mais vezes do que a vontade permite, todos os espaços onde ela dorme ficam cheios de pêlo, a roupa,  tenho de dar mais vezes o suplemento para as bolas de pêlo.

Pesquisei em lojas online pelo dito “Furrrminator” e além do valor pouco cativante (próximo de 50€+ portes) dizia que só dava para gatos de pêlo curto e desisti. 

Esta semana passei no Hospital Veterinário do Restelo e no balcão estava exposto uma série de pentes da referida marca para cães, gatos e de tamanho “S” ao “L” para pêlos curtos e compridos. O preço do tamanho L – long hair era de €39,50... movida pela curiosidade e porque já conheço o staff (5 estrelas) pedi impressões e a pessoa disse-me que comprou o pente para os cães e que de facto resultava – a casa mantinha-se livre de pêlos por mais tempo,  as roupas, o sofá..  lá ganhei coragem e comprei. Posso dizer que foi um bom investimento. Este pente “é a Bimby” dos pentes para animal (caro mas eficaz). 

A Sophia que não gosta de ser escovada, não se chateia muito com este.. os pêlos começam a sair e é muito fácil retirar do pente para continuar a escovar, pois tem uma patilha que se carrega para expulsar os pêlos dos dentes do pente.. O cabo é de um bom material, ergonómico e não é pesado. Vem com um saco e um objecto para proteger os dentes do pente.

Este das fotos é um tamanho “L” para pêlo comprido. Escolhi “L” porque pareceu-me o mais adequado para um gato adulto. ( “L” refere-se à largura do pente) 
A indicação dada no veterinário de que o “long hair” também dá para gatos de pêlo curto confirma-se porque experimentei na Joaninha e o pêlo saiu sem qualquer dificuldade. 




segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Hambúrgueres de soja caseiros

Estes hambúrgueres caseiros são muito bons e fazem as delicias de todos. Deixo-vos a minha receita para que possam experimentar.

Ingredientes:

Soja desidratada 250g
2cl sopa: Pimentão em pó
2cl sopa: Colorau em pó
2cl sopa: caril em pó
2cl sopa: gengibre em pó
2 cl sopa: cominhos
4 cl sopa de salsa/coentros/manjericão frescos (opcional)
4cl sopa de Azeite
3cl sopa Molho de soja
1/2 cebola grande ou 1 cebola pequena
2 dentes de alho ou 2 cl sopa de alho em pó
Pimenta qb

Farinha integral q.b

Preparação:

Deitem a soja num recipiente e vertam água bem quente para que esta hidrate. Enquanto isso, cortem a cebola e o alho em cubos pequenos ou fatias finas. E caso optem pela salsa, coentros ou manjericão piquem-nas também neste passo.
Passem a soja hidratada para um escorredor e esmaguem-na para que ela liberte a água que absorveu. Juntem todos os ingredientes à soja, excepto a farinha, e misturem muito bem. Provem para ver se é necessário algum ajuste no tempero. Não é necessário juntar sal dado que o molho de soja já é salgado.
Uma vez que esteja a gosto, comecem a juntar a farinha até conseguirem moldar. Atenção para não exagerar na farinha dado que ainda vai ao forno e correm o risco dos hambúrgueres ficarem muito secos.
Se tiverem um molde para hambúrguer, usem-no pois ficarão perfeitinhos e todos com o mesmo tamanho, se não, façam uma bola com a massa e depois apertam no centro para ganhar a forma de um hambúrguer.

Com o forno a 180 graus, num tabuleiro, coloquem uma folha de papel vegetal e sobre ela os hambúrgueres. Deixem por 15 minutos e estão prontos a comer.

Se quiserem fazer para congelar,  após 10 minutos tirem para fora e deixem arrefecer. Cortem a folha de papel vegetal à volta do hambúrguer e guardem em caixas para irem a congelar. Quando quiserem comer, tirem-nos directo do congelador para o forno, com a folha de papel vegetal que serviu para os separar na caixa hermética a 180 graus por 10/15 minutos.

As 250gr vão dar para cerca de 14 unidades. (com a minha forma)