Estas batatas simplesmente "não existem"! São de comer e chorar por mais!
Ingredientes:
- Batatas para assar (o número que desejarem)
- Alho (laminado) q.b
- Sal q.b
- Manteiga q.b
- folhas de louro q.b
- Azeite q.b
Preparação:
Lavem as batatas e façam fatias finas sem deixar chegar a faca ao fim - o aspecto final é como se fosse de um acordeão. Podem colocá-las em cima de uma colher de sopa para evitar o corte ao meio e arruinar o objectivo final.
Para garantir que assam bem, podem colocá-las 5 minutos em água a ferver mas coloquem-nas com delicadeza para que não se partam. (Não cortem depois desses 5 minutos em água a ferver pois podem queimar as mãos ;) )
Disponham as vossas batatas num pirex que vá ao forno e, nas fatias das batatas vamos colocar o tempero que vai dar toda a graça. Barrem a manteiga nas fatias, coloquem o alho entre as mesmas, a folha de louro e deitem sal por cima de todas. A quantidade destes temperos só depende do vosso gosto.
Para reduzir um pouco a ingestão de calorias não barrei manteiga nas fatias todas. Coloquei duas a três fatias de alho por batata e uma folha de louro em cada uma. Sal, deitei uma colher de chá e o azeite suficiente para ficarem todas regadas.
Uma vez preparadas, vão ao forno a 190º (circulação de ar) por 40 minutos. Têm de ir dando uma espreitadela para que não fiquem muito secas e nesse caso têm de regá-las com o molho que se vai formando na assadeira. Ao fim dos 40 minutos, aumentem a temperatura para 230º e deixem ficar mais 5 minutos. Estão prontas as vossas batatas para acompanharem com o que quiserem. Espero que experimentem e que gostem.